As árvores constituem um importante elemento natural na composição do meio urbano desempenhando diferentes funções que contribuem para a qualidade de vida das populações, favorecendo a sua integração no espaço urbano, afetando positivamente o seu bem-estar físico e psicológico.
Assim, as árvores em meio urbano constituem um património das instituições a que pertencem e necessitam de cuidados e de acompanhamento para que o seu crescimento seja harmonioso e não comprometa a integridade de pessoas e bens que existam, trabalhem ou utilizem essas instituições.
As instituições responsáveis levam a sua responsabilidade de zelar e melhorar o seu património arbóreo de uma forma muito séria.
Neste esforço de valorização e conservação do seu património arbóreo, que se distribui pelos seus campi, a Universidade do Minho tem vindo a levar a cabo esforços significativos de conservação e de melhoramento do seu património vegeta, dispondo de profissionais da área de jardinagem, arboricultura urbana, cirurgia de árvores e paisagismo, que, de um modo integrado, contribuem para a integração de espaços verdes no ambiente urbano dos
campi e, simultaneamente, cuidam da saúde e estabilidade de árvores e das zonas verdes.
Mapas de arvoredo