São realizadas periodicamente inspeções aos edifícios da UMinho por forma a analisar/verificar e avaliar as condições de segurança dos ocupantes e dos edifícios. Nestas inspeções são verificadas:
- As condições de evacuação.
- A validade dos meios de 1ª intervenção (extintores, bocas de incêndio, outros).
- A operacionalidade dos sistemas de segurança contra incêndio, nomeadamente:
- Sistema automático de deteção de incêndio.
- Sistema de desenfumagem.
- Fecho automático das portas resistentes ao fogo.
- Funcionamento da central de evacuação.
- Funcionamento das bocas de incêndio.
- Iluminação de emergência.
- Etc.
Adicionalmente, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) visita regularmente as instalações da UMinho para verificação das condições de segurança e execução das MAP.
Compete à Autoridade Nacional de Proteção Civil proceder à fiscalização das condições de segurança contra incêndio em edifícios, realizando para o efeito inspeções periódicas aos edifícios e recintos em fase de exploração, destinadas a:
• Verificar a manutenção das condições de segurança contra incêndios.
• Fiscalizar o modo como são implementadas as medidas de autoproteção dos edifícios e recintos, durante todo o ciclo de vida dos mesmos.
As inspeções periódicas às instalações da UMinho iniciaram em novembro de 2016, onde até à data foram inspecionados os seguintes edifícios:
Todos os edifícios inspecionados tiveram parecer positivo por parte da Autoridade Nacional de Proteção Civil indicando que “reúnem as condições de segurança contra risco de incêndios para o fim a que se destinam”.
No presente ano de 2018 serão inspecionados os restantes edifícios da UMinho por parte da ANPC.