A Universidade do Minho possui Medidas de Autoproteção (MAP) elaboradas e aprovadas pela entidade que regula as condições de segurança contra incêndio nos edifícios em Portugal, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
As MAP são um documento que consiste em procedimentos de organização e gestão da segurança e têm como objetivo primordial:
- Garantir a segurança dos ocupantes das instalações.
- Garantir a manutenção das condições de segurança.
- Garantir uma estrutura rápida e eficiente de resposta a emergências.
As MAP são um documento dinâmico e flexível sendo constantemente atualizadas e adaptadas à exploração corrente do edifício, tendo como principais premissas os seguintes pontos:
- Medidas de prevenção: procedimentos a seguir no dia a dia na exploração do edifício de forma a evitar situações de emergência.
- Registos de segurança: conjunto de relatórios de vistoria, inspeção, manutenção e ocorrências direta ou indiretamente relacionadas com a segurança contra incêndio em edifícios.
- Procedimentos em caso de emergência: diretrizes que deverão ser seguidas em caso de emergência, nomeadamente, no incêndio, evacuação, explosão,etc.
- Ações de formação: formação em segurança contra Incêndio aos trabalhadores.
- Exercícios de simulacro: testes dos procedimentos de emergência e treino dos elementos pertencentes à equipa interna de resposta a emergência e respetivos ocupantes das instalações.
As MAP da UMinho encontram-se implementadas sendo periodicamente testadas/analisadas através da execução de exercícios de simulacro e teste dos procedimentos de emergência e de evacuação.